O inverno está chegando e com ele muitas doenças como gripes e resfriados! Pensando nisso, nossa colaboradora nutricionista, Débora Durante, agiu rápido e preparou um jeito bem simples de nos precavermos e cuidarmos de nossa imunidade! Vamos lá:
Existem vários fatores que podem deixar a nossa imunidade baixa. A má alimentação é um deles, assim como quadros de estresse prolongado, ansiedade extrema, excesso de atividade física, sem auxílio de profissional, consumo elevado de bebida alcoólica, distúrbios do sono (insônia ou horas de sono insuficientes).
A alimentação é muito importante, pois devemos suprir nossas necessidades de vitaminas, minerais e diversos outros nutrientes encontrados nos alimentos para a manutenção do sistema imunológico.
Alguns alimentos que ajudam nessa manutenção da imunidade são:
Frutas Cítricas como laranja, acerola, kiwi, limão, bergamota, morango, além de brócolis, couve, espinafre e pimentão verde e vermelho que são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. O ideal é consumir essas frutas in natura ou na forma de suco. Brócolis, couve, espinafre e pimentão podem ser feitos no vapor, método onde se preserva grande parte dos nutrientes.
Feijão, cogumelos e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Procure consumir feijão de 2 a 3 vezes por semana. Os cogumelos combinam com diversas preparações, como em molhos para uma massa ou até mesmo em uma salada. Fígado grelhado acebolado é uma ótima opção para consumi-lo.
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Uma dica é adicionar sementes juntamente com o arroz integral, por exemplo com linhaça, gergelim ou chia. Fica muito nutritivo! As castanhas podem ser consumidas como pequenos lanches, apenas elas e uma fruta ou com iogurte e até em saladas. As leguminosas podem ser servidas em sopas, na forma de creme, processando-as depois de cozidas.
Gengibre, rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, auxilia nas defesas do organismo. Pode ser consumido em pó ou na forma de raiz. Uma dica é colocar uma rodela da raiz de gengibre em uma jarra de água e beber ao longo do dia ou usar essa água para temperar carnes ou em molhos. Também é possível até mesmo mastigar um pequeno pedaço da raiz.
Portanto, uma passada na feira ou no supermercado pode nos afastar do consultório médico!! E nada como uma boa sopinha para quando o frio chegar!
Adorei o texto! É exatamente isso! “Fazer do seu alimento o seu remédio”.
CurtirCurtir
Obrigada Clarissa! Exatamente isso 😉 Abraço!!!
CurtirCurtir